Os 5 Jogos Mais Caros Já Vendidos para Celulares, Consoles e Computadores – Valores Ajustados para 2025
Por Equipe ProTech Mind
Desde o surgimento dos videogames, os preços dos jogos têm variado enormemente, refletindo tecnologia, raridade e demanda. Enquanto os custos de produção são impressionantes, o preço de venda ao consumidor é o que realmente impacta os jogadores. Para o ProTech Mind, listamos os cinco jogos mais caros já vendidos no varejo para celulares, consoles e computadores, desde os anos 1970 até hoje, com valores ajustados pela inflação até fevereiro de 2025. Prepare-se para uma viagem nostálgica e surpreendente!
- Resident Evil 4 (Capcom, 2023) – Lançado por US$ 59,99 no iOS, ajustado para US$ 65 em 2025. Um port completo do clássico de console, mostrando que celulares podem ter preços de jogos AAA.
- Assassin’s Creed Mirage (Ubisoft, 2024) – Vendido por US$ 49,99, ou US$ 53 ajustados. Outro exemplo de jogo AAA adaptado para mobile, com preço próximo ao de consoles.
- Fantasian (Mistwalker, 2021) – Exclusivo do Apple Arcade por US$ 39,99 na estreia (fora assinatura), ajustado para US$ 47. Um RPG premium que desafia o modelo freemium.
- Divinity: Original Sin 2 (Larian Studios, 2021) – US$ 34,99 no lançamento, ou US$ 41 em 2025. Um RPG complexo que trouxe preço de PC para o iPad.
- GRID Autosport (Feral Interactive, 2017) – US$ 19,99 na época, ajustado para US$ 25. Um simulador de corrida que foi caro para os padrões mobile de sua era.
- Super Mario Bros. (Nintendo, 1985) – US$ 29,99 no lançamento, ajustado para US$ 88 em 2025. Um clássico do NES que, pelo padrão da época, era um investimento.
- Final Fantasy III (Square, 1990) – Vendido por US$ 79,99 no Japão (SNES), ou US$ 190 ajustados. Um dos RPGs mais caros da era 16-bit devido à complexidade e cartucho.
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Nintendo, 2017) – Edição especial por US$ 129,99, ajustado para US$ 165. A versão com extras elevou o preço padrão de US$ 60.
- Street Fighter Alpha 2 (Capcom, 1996) – US$ 74,99 no Saturn, ou US$ 152 em 2025. Jogos de luta na era 32-bit frequentemente custavam mais que a média.
- Tetris (Atari, 1988) – US$ 49,99 na versão arcade doméstica, ajustado para US$ 123. Raro e caro para um jogo simples, devido à exclusividade.
- Myst (Cyan, 1993) – US$ 99,99 no lançamento, ajustado para US$ 205 em 2025. Um marco em CD-ROM que justificava o preço com inovação e embalagem luxuosa.
- Wing Commander III: Heart of the Tiger (Origin, 1994) – US$ 79,99, ou US$ 160 ajustados. Com elenco de Hollywood, foi um dos jogos mais caros da era.
- Ultima IV: Quest of the Avatar (Origin, 1985) – US$ 59,95, ajustado para US$ 175. Incluía manual detalhado e itens físicos, elevando o custo.
- The Last Express (Broderbund, 1997) – US$ 69,99, ou US$ 130 em 2025. Um jogo de aventura com preço premium pela ambição narrativa.
- Phantasmagoria (Sierra, 1995) – US$ 69,95, ajustado para US$ 138. Um thriller interativo em sete CDs, caro para os padrões da época.
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